A arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro". Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que o praticou e o valorizou, utilizando-o como base para o "estilo" de luta que ele viria a criar tempos depois, o Jeet Kune Do.
Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monge shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.
Neste sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...
Mais antigo que o Karatê e o Taekwondo[carece de fontes] (só para citar duas excelentes e muito diferentes artes marciais), suas origens vêm do mosteiro Shaolin (Siu Lan), onde a mestra de artes marciais, Monge Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo[carece de fontes]. Segundo a lenda, partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e pela leitura da luta entre a serpente e a garça, Ng Mui criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, mas também tirava proveito delas. Tornou-se um sistema de luta com o passar das gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas técnicas, como por exemplo, a introdução do bastão longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações da Ópera Chinesa).
A principal diferença, entre os estilos praticados até então, está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.
Há aproximadamente 250 - 300 anos atrás, o povo chinês Han vivia sob mercê do povo Manchu, guerreiros da nobreza da China. Os Hans eram proibidos de praticar artes marciais, mesmo sendo a etnia da grande maioria da população chinesa até hoje. Contudo, no templo de Siu Lan, era possível praticar o Kung Fu, sem restrições, pois as artes marciais tinham papel importante para o maior entendimento na busca da iluminação.
Existem várias versões para a história do sistema envolvendo o templo de Shaolin (Siu-Lan), a monja Ng Mui, e a jovem Yim Wing Chun, de acordo com a linhagem a que pertencem. A partir de "Leung Bok Toa" (marido de Yim Wing Chun) a história basicamente segue igual, com exceção de algumas recentes versões que descartam totalmente a existência de Yim Wing Chun como uma pessoa, e dão um salto na história até a era dos juncos vermelhos. Aqui são apresentadas algumas destas histórias de acordo com suas linhagens:
É dito que o mosteiro Shaolin (Siu Lam, no dialeto cantonês) dispunha de 36 câmaras (ou templos). Uma dessas câmaras, a Vein Tsun Tong, era liderada pela monja budista N´g Mui, já conhecida na época por ser perita no estilo "Weng Chun Bak Hok Pai" - Weng Chun da Garça Branca da província de Fujian.
Devido a problemas políticos e por suspeitas de conspiração e atividades rebeldes, o governo Qing ateou fogo no templo Shaolin e declarou a monja N'g Mui, juntamente com outros mestres do templo, foras-da-lei. Fugindo então de Fujian, eles se dispersaram por diferentes partes do sul da China.
N'g Mui dirigiu-se ao distrito que fica na fronteira entre as províncias de Yunan e Szechuan, e se estabeleceu no "Bak Hok Koon", ou Templo da Garça Branca na montanha Tai Leung. Ao chegar a essa região, deparou-se com algumas técnicas inovadoras, levando-a a reformular o que já sabia, criando um novo sistema de combate.
Lá, a monja aceita somente uns poucos alunos, dentre eles Yim Wing Chun , uma linda garota filha dum comerciante local, muito assediada por alguns locais, e por um rufião, que era temido por ser um bom lutador. A monja então, mediante exaustivos treinos, ensina sua técnica e conhecimentos à garota.
Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Leung Bok Toa), comerciante de sal de Guangdong, por um acordo firmado pelos pais de ambos. A discípula então ensina ao marido a técnica e este o aperfeiçoa.
O templo de Shaolin da província de Henan era um lugar onde muitos revolucionários de partidos esquerdistas procuravam exílio, numa época onde o templo era muito respeitado. Entretanto, não era do interesse do Governo Manchu que esses rebeldes permanecessem vivos, e devido aos monges constantemente aceitarem peregrinos, tornou-se de fácil acesso para certo espião que, disfarçado, envenenou toda a água e ateou fogo nas dependências do templo, abrindo as portas e permitindo a entrada dos soldados Manchus.
Após a destruição de Shaolin pela invasão do exército Manchu, Ng Mui, decidida a continuar na vida religiosa, ingressou no templo da garça branca onde, ali próximo, conheceu o velho Yim Yee. Segundo a história, Yim Yee tinha uma filha chamada Yim Wing Chun, que conforme os costumes chineses da época, tinha sido prometida em casamento, para um negociante da província de Fukin Neste lugar, havia homem chamado Wong que provavelmente pertencia a hierarquia governamental da região, e que era famoso tanto por sua habilidade em lutar quanto por seu mau procedimento. Atraído pela beleza de Yim Wing Chun, Wong queria-a como uma de suas concubinas, dizendo que, ou ela se casava com ele, ou ele a tomaria à força em uma determinada data. Yim Yee estava velho e já não tinha mais condições físicas de enfrentar o valentão em um duelo, o que era muito comum nesta época para resolver diversos assuntos. Todos os dias, ele e a filha se preocupavam com a data que se aproximava sem saberem o que fazer.
Enquanto isso, a monja Ng Mui que estava hospedada no templo da garça branca, costumava descer à vila, no sopé da montanha para fazer pequenas compras. Certo dia, conversando com Yim Yee, ficou sabendo do que se passava, e se propôs a ajudar. Yim Wing Chun passou a estudar sob a tutela de Ng Mui, e como conseqüência de seu aprendizado, ela mesma resolveu duelar contra Wong, conseguindo derrotá-lo em um combate onde à questão disputada era sua própria liberdade. Mais tarde, casou-se com o noivo que lhe tinha sido reservado, de nome Leun Bok Tao, o qual já possuía conhecimento de artes marciais antes de desposá-la. Depois do casamento, Yim o via praticar seus exercícios e fazia-lhe sugestões a respeito de certas técnicas. A princípio, prestou pouca atenção a essas sugestões, pois se considerava um bom lutador. Mas o tempo foi passando e começou a notar certas pertinências em suas observações. Também não se esquecia do fato que havia derrotado um homem no passado. Resolveu então, desenvolver as técnicas de sua esposa, a qual passou a chamar de Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun)
De Leung Bok Toa (Leung Bok Chau), o sistema é passado à Leung Lan Kwai, médico herbário e osteopata. Até esta época, a arte ainda não havia sido nomeada, todavia, ao ensiná-la, "Bok" dá o nome de sua amada esposa ao novo sistema: "Wing Chun Kuen", em português, "Punhos de Wing Chun" (em homenagem a ela). O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como: "Eterna Primavera" ou "cantar em louvor à chegada da primavera".
Leung Lan Kwai sucessivamente ensina-o para Wong Wah Bo e Leung Yee Tei. Esse foi o período conhecido como dos Juncos Vermelhos, que constituía numa apresentação itinerante, onde esses mestres se apresentavam, a estes foi atribuída também uma atividade revolucionaria contra o governo Manchu.
O sucessor destes foi Leung Jan (considerado Rei do Wing Chun), que modificou algumas técnicas e passou para Chan Wah Sun e também para seus próprios filhos, iniciando a fase Fat Shan(cidade onde estes mestres residiam).
De Chan Wah Sun e Leung Bik (filho de Leung Jan),o estilo é ensinado a Yip Man que o difunde em Hong Kong, e, por intermédio de seus filhos e alunos é difundido em escala mundial.
O Wing Chun foi transmitido em secreto em algumas linhagens, e em âmbito familiar na de Yip Man, até a década de 40, quando este teve que se mudar para Hong Kong. Alguns de seus primeiros alunos foram Wong Shun Leung, Tsui Sheung Tin, Hawkins Cheung, Ho Kam Ming, Bruce Lee, Duncan Leung e Leung Sheung. Bruce Lee (que treinou de 1954 a 1958) ao chegar nos Estados Unidos, provavelmente foi a primeira pessoa a fazer a transliteração fonética do chinês para o inglês: "Wing Chun". Entretanto, alguns estudantes do Patriarca Yip Man em Hong Kong, não gostaram da associação da sigla W.C. (banheiro) com o sistema, e assim o transcreveram em "Ving Tsun". No final da década de 60, por motivos de saúde, o Patriarca Yip Man decidiu não mais ensinar, entregando sua escola aos cuidados de seus estudantes mais antigos. Na tradição chinesa é dito que ele "Fechou as portas!".
O Patriarca Yip Man não poderia imaginar que o adolescente, que um dia encontrou parado nos degraus de sua porta, pudesse ter tanto interesse por sua pessoa e pelas técnicas do Wing Tsun.
Leung Ting que já havia passado quase oito anos sob a orientação de Leung Sheung (primeiro estudante de Yip Man em Hong Kong) foi aceito pelo patriarca como discípulo “a portas fechadas” (estudante particular) e aprendeu as técnicas mais avançadas do Wing Tsun. O Grande Mestre instruiu Leung Ting de uma maneira muito peculiar. Em vez de corrigí-lo, começando com a primeira forma, iniciou suas lições com a mais avançada das técnicas de mão vazia, isto é, com a técnica do boneco de madeira.
Com a idade de 19 anos, Leung Ting, estudante da Universidade Batista de Hong Kong, formou nesta universidade sua primeira turma de Wing Tsun. Em apenas seis meses ele tinha mais de 120 alunos. Um verdadeiro recorde naqueles tempos, visto que por causa dos tradicionais métodos de ensino seguidos na época, nenhum outro instrutor de Wing Tsun contava com um número tão grande de alunos. Sendo responsável por tantos alunos, Leung Ting viu-se obrigado a desenvolver um sistema de ensino mais moderno e que pudesse satisfazer as necessidades de cada praticante em especial. Criou um programa sistemático de aulas, que garantia ao aluno poder continuar e aprender todas as técnicas, sem faltar sequer uma. Esse foi o início do método que se tornaria muito conhecido no mundo.
Em 1972, no ano de falecimento do Patriarca Yip Man, e na época que Bruce Lee se tornava o astro de cinema mais famoso no sudeste da Ásia, Leung Ting começava o seu trabalho de desenvolvimento, atualização e modernização da arte do Wing Tsun.
No final da década de 1950, Greco Wong, residindo em Hong Kong, e já tendo experiência em kung fu e esgrima iniciou seu aprendizado em wing chun com Tsui Sheung Tin, posteriormente com Mak Po e depois com Moy Yat, todos estes treinavam diretamente com o grande mestre Yip Man. Por intermédio de Moy Yat, Greco Wong fora apresentado a Yip Man, com o qual teve aulas particulares na casa do grande mestre por bom tempo. Greco Wong tem como seu aluno de primeira geração, Thomas (Lo Siu Chung), aluno da época em que ensinava na faculdade em Hong Kong, inicialmente a um grupo de 5 alunos. Em 1969 Greco Wong lança a primeira publicação sobre wing chun para o ocidente; wing chun kung fu, methods of self defense; junto a R. Clausnitzer. Greco Wong residiu na Àfrica do Sul, Inglaterra, Hong Kong, e atualmente Canadá. Divulgou ensinando nos países por que passou, além de seus discípulos se estabelecerem em outros países como Taiwan, Brasil. Greco Wong não ministra mais aulas abertamente; enquanto manteve aulas abertas a público construiu uma reputação de um mestre do qual seu ensino foi muito rigoroso em relação a disciplina, a técnica e sua aplicação real, a relação tradicional entre mestre e aluno. A maneira de se ensinar, de Greco Wong sempre se manteve de maneira reservada.
Apresentado a Yip Man por Bruce Lee seu primo, Duncan (Leung Siu Hung) passou a treinar pagando US$ 08,00 por mês, e depois U$ 12,00, convicto de que toda vez que brigasse na rua sairia vencedor, o que aparentemente acontecia, pois desferia vários socos no rosto de seu oponente, o qual sangrava muito, entretanto, quando chegava em casa tinha que passar pomada nas costelas pois também tinha sido muito golpeado.
Observando as técnicas dos alunos mais antigos, foi a Yip Man e disse: "Isto é tudo que aprenderei?" - Pois Duncan já não estava mais tão impressionado. "O que mais você esperava pagando apenas US$ 12,00?" - Respondeu Yip Man. "Você tem US$ 300,00?" - Concluiu. A partir de então, Duncan passou a ter aulas individuais em sua casa pelo período de quatro anos e meio com o idoso Mestre Yip Man, com o qual concluiu todo o estilo, até que teve que viajar para a Austrália para cursar o ensino superior em Administração. Em 1970 mudou-se para os EUA e hoje reside seis meses na china e seis meses nos EUA.
Em 1970 começou a dar aulas a policiais americanos, em New York. Nos anos 80 passou a treinar o "Seal Team" - grupo especial da Marinha norte-americana. A seguir, ministrou aulas para a SWAT e o FBI em Virginia Beach, sendo o único Chines a morar na cidade dos militares em Virgina Beach.
A primeira base aprendida é denominada Yi Ji Kim Yeung Ma, adaptada ao treinamento de socos, defesa e base de combate. A postura Yi Ji Kim Yeung Ma é utilizada, entre outras coisas, para se fortalecer a base, buscando o apoio do centro de gravidade aumentado o equilíbrio e a consciência corporal.
O Siu Nim Tao (pequena idéia) é o nome da primeira das formas do Wing Chun, este mostra explicitamente o método suavidade/firmeza nos socos e defesas com os braços. Esta forma é fundamental, pois torna possível vislumbrar todo o trabalho relacionado à pratica do Wing Chun.
O método de treinamento pode ser divido em 4 partes:
"Formas" são seqüências ordenadas de movimentos que servem para dar coordenação corporal. Assim como no ensino fundamental (primário) precisa-se aprender exercícios motores com a mão (serra-serra, ondinha, bolinha, etc) antes de iniciar o trabalho da escrita, no Wing Chun você precisa aprender exercícios motores com o corpo antes de iniciar o trabalho das técnicas de luta.
Formas de mãos: 1) Siu Nim Tao "pequena idéia". 2) Chum Kiu - "ponte que desaba". 3) Biu Jee "dedos penetrantes" 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira (traduções equivocadas, siu=pequeno, nin=ideia, tao , caminho) chum=procurar kiu=ponte, biu= apontar jee=dedos Formas de armas: 1) Look-Dim-Poon-Kwun "Bastão dos Seis Pontos e Meio". 2) Baat Chum Doa {se pronuncia tou}"Facões Borboleta (Espadas Gêmeas)".{traduçao e interpretaçao equivocada também, pa=8, cham =cortes, tou= facas}
É a única arte marcial que possui um exercício onde os reflexos táteis são tão amplamente treinados. Por intermédio do Chi-Sau desenvolve-se a capacidade dos nossos braços se adaptarem aos movimentos dos braços do agressor. Os reflexos de defesa do Chi-Sau são determinados de um modo imediato e mecânico pelo ataque do oponente. Assim, eles sempre se adequam à situação. Os reflexos táteis são, de longe, muito mais rápidos que os reflexos gerados por uma informação visual. O Chi-Sao permite que o lutador se defenda mesmo sem enxergar.
No Lop Sau utiliza-se as mãos e braços como "armadilhas" onde, sempre se leva a imobilização ou neutralização dos ataques desferidos com as mãos pelo adversário. Era uma das técnicas preferidas de Bruce Lee.
Desenvolvimento de técnicas de luta com base nos três primeiros conceitos para todas as diversas situações de um combate.
O sistema Hung Fa Yi Wing Chun foi criado no século XVII graças à cooperação entre monges-guerreiros e militares de alta patente no Monastério Siulam (Shaolin) de Fukien, Sul da China – legendário foco de resistência dos revolucionários chineses contra os invasores que, em 1644, depuseram a Dinastia Ming e elevaram a família real Manchu (Qing) ao trono. Desde a destruição de Shaolin, esse verdadeiro tesouro das artes marciais vinha sendo transmitido e preservado no seio das ramificações da sociedade secreta revolucionária Hung Mun que abrigaram altos dignatários que lograram escapar do feroz ataque dos invasores Manchus. Contudo, na virada do século XX, o conhecimento do Hung Fa Yi Wing Chun foi franqueado pelo atual Guardião do Sistema, Grão-Mestre Garrett Gee (Zhu King Hung), a todos os sinceros interessados em participar desta rica herança marcial e filosófica, independentemente de sexo, cor ou nacionalidade ou credo.
Tradicionalmente, o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen foi inicialmente ensinado aos membros familiares e/ou a discípulos “indoor” (não públicos). Até a instrução de Garrett Gee por Dr. Wang Ming, o Hung Fa Yi nunca havia sido ensinado fora da família. Para preservar sua arte e a honra por sua linhagem de Kung Fu, Sifu Gee decidiu passar seus conhecimentos para alunos que demonstraram ter sincero interesse neste sistema de Wing Chun. Atualmente ele é o sucessor de 8ª geração do Hung Fa Yi Wing Chun. Sua decisão em abrir o sistema mostra pela primeira vez, em 330 anos de história, que o Hung Fa Yi Wing Chun Kuen está sendo ensinado fora da China para o público em geral.
Com 5 anos de idade, Grão Mestre Gee iniciou seu treinamento em artes marciais sob a tutela de seu pai. Possuindo mestres de vários estilos de Kung Fu em sua genealogia familiar, Grão Mestre Garrett Gee demostrou ter afinidade e habilidade natural pela cutelaria e é considerado um expert esgrimista. Ele e seu irmão são os herdeiros do conhecimento acumulado de Grão Mestre Peter Kim Ho Chu. Conseqüentemente Grão Mestre Gee é um exímio praticante e instrutor de estilos de armas do Kung Fu tradicional. Com 13 anos de idade, Grão Mestre Gee impressionou Dr. Wang Ming enquanto ele fazia sua pratica diária numa praça. Sifu Gee se tornou discípulo do Dr. Wang, sendo o último de quatro a receber treinamento integral no Hung Fa Yi Wing Chun Kuen.
Grão Mestre Gee tem lecionado desde sua mudança para os EUA em 1975 com a idade de 18. Em 2001 ele foi eleito o “Artista Marcial do Ano” pela revista Action Magazine. Em outubro de 2003, Grão Mestre Gee publicou um dos livros de artes marciais mais vendidos, o livro “Mastering Kung Fu: Shaolin Wing Chun”. Com o sucesso de seu primeiro livro e depois de muitos pedidos Grão Mestre Gee esta considerando escrever um outro livro sobre o Hung Fa Yi Wing Chun no qual irá apresentar mais informações para o público. Sifu Garrett Gee vem de uma família de renomados líderes intelectuais, diplomatas, excelentes artistas marciais e pessoas ligadas a assuntos militares. Datando 33 gerações atrás na linha ancestral direta de Garrett Gee está Zhu Xi. De acordo com registros escritos da árvore familiar do Sifu Gee, Zhu Xi casou-se com a filha do senhor Lau Chi-Chung e teve três filhos dos quais o segundo está relacionado com Sifu Gee.
Zhu Xi, foi um dos mais proeminentes filósofos de toda a história da China e foi nomeado a 45ª pessoa mais importante do último milênio pela revista Life Magazine. Zhu Xi desenvolveu um importante papel na revivificação do Confucionismo através do estabelecimento de avançadas instituições acadêmicas, sendo ativo no contato público com os sábios contemporâneos, publicando em torno de 100 livros e instruções aos seus discíplos pessoais, tentdo alcançado grande aceitação pelo público. Além dos sábios comentários sobre o Confucionismo, Zhu Xi influenciou profundamente o desenvolvimento filosófico através de gerações a partir de suas exposições do pensamento lógico e racional científico. Um decreto Imperial de 1251, décadas depois de morte do Zhu Xi, designou vários de seus comentários publicados como leitura necessária para todos estudantes de política.
Durante a Dinastia Ming, Zhu Xi foi oficialmente elevado à estatura de Confúcio e seu nascimento era celebrado duas vezes por ano. Mesmo as mais refinadas e antigas academias de estudo erudito em países Asiáticos adjacentes, tal como a Coréia, Japão, Vietnam e outros países do sul asiáticos ainda focalizam seus currículos ao redor dos escritos e filosofias de Zhu Xi. Em época recente, o avô de Sifu Garrett Gee, Chu Jun-Bak foi um renomado líder militar que serviu como comandante instrutor da Escola Militar Wong Bo, a principal academia militar na China. Podemos comparar a proeminência da Escola Militar Wong Bo com o status de West Point nos EUA.
Chu Jun-Bak compartilhou liderança na Escola Militar Wong Bo com Chiang Kai Shek no início dos anos 40. Depois, Chu Jun-Bak mudou-se para Fatshan onde sua perspicácia militar e política o permitiu servir como Chefe de polícia e posteriormente como delegado principal em Fatshan. Sua Influência política foi cortada pela ascensão de Mao Tse-Tung e o controle comunista da China.
No final de 2002, Marcelo A. Costa Santos, praticante das artes marciais Hung Kuen e Ip Man Wing Chun, contatou a World Hung Fa Yi Wing Chun Kung Fu Association e o Ving Tsun Museum em busca de mais informações a respeito dos artigos publicados na Kung Fu Qi Gong Magazine acerca do sistema Hung Fa Yi Wing Chun. A intensa correspondência que se seguiu resultou no projeto de implantação desse sistema no Brasil, e, para sua concretização, concorreram o portal Junco Vermelho (extinto no final de 2004), de J. Meneses, e Luciano Santos, um antigo praticante de Wing Chun. Outro praticante dessa arte marcial, também participou desde o início.
Assim, realizou-se, em 24 e 25 de outubro de 2003, o I Workshop sobre Hung Fa Yi Wing Chun no Brasil. No seleto grupo de participantes, estavam os professores Marco Vinicios Gomes (Presidente da Aficorj), Marcos Vinícius Monteiro Neves (mestre carioca de Hung Gar), Márcio Silva (Wing Chun da família Duncan Leung) e San Lii Yat (representante da família Hung Lii). Ante os bons resultados do primeiro seminário, vários outros se seguiram, tendo aqueles realizados a partir de Fevereiro de 2004 contado com a participação do Professor de Bak Siu lam (Shaolin do Norte), Marcelo Capano.
No primeiro semestre de 2005, Marcelo A C Santos viajou para o quartel-general da World Hung Fa Yi Wing Chun Kung Fu Association e trouxe consigo a autorização para que o grupo original começasse a ensinar discretamente o Hung Fa Yi Wing Chun em nosso país. Esse processo consolidou-se em setembro de 2007, quando o Grão-Mestre Garrett Gee veio ao Brasil e acolheu Marcelo Capano como seu aluno especial e o escolheu como representante da World Hung Fa Yi Wing Chun Associaction no Brasil. Esse, é o único representante diretamente vinculados ao Grão-Mestre Garrett Gee no Brasil; É, portanto, o único membro da 9ª Geração do Clã Hung Fa Yi Wing Chun neste País.Em 2010 após total dedicação, e esforço para divulgação do sistema Hung Fa Yi ao redor do mundo, Sifu Benny Meng deixa o sistema para trilhar o seu próprio caminho, por livre e espontânea vontade, não tendo mais nenhum vínculo com nossa família.
Em 2011 Sifu Marcelo Capano é nomeado representante do sistema em toda America do Sul, sendo também o primeiro Membro da World Hung Fa Yi Wing Chun Kung Fu Association certificado por GM Garrett Gee. Atualmente, o Instituto Hung Fa Yi Brasil, sob responsabilidade de Sifu Marcelo Capano, é a única Escola onde se pode praticar regularmente o sistema Hung Fa Yi Wing Chun sob a instrução de quem tem vínculo direto com a mais pura fonte dessa centenária arte marcial chinesa. Em nenhum outro local os interessados encontrarão, ali instalados, um membro da 9ª Geração do Clã Hung Fa Yi Wing Chun.