Designa-se arma branca um objeto que possa ser utilizado agressivamente, para defesa ou ataque, mas cuja utilização normal é outra, geralmente para trabalho. Machados, facas e martelossão armas brancas; já outras armas como pistolas e rifles, por exemplo, não se incluem nessa categoria, pois a sua finalidade primária é ferir um oponente.
Espécies
As armas brancas se classificam em sete espécies: as cortantes; as perfurantes; as pérfuro-cortantes; as contundentes, as corto-contundentes, as perfuro-contundentes e as perfuro-corto-contundentes.
1. As armas brancas cortantes são os instrumentos que se caracterizam por uma borda delgada, denominada gume ou corte, afiada o bastante para seccionar tecidos por meio de uma pressão deslizante, que provocará maior talho à medida que a lâmina se desloca. Os exemplos clássicos são a gilete, o cutelo, e a navalha de barbeiro.
2. As perfurantes são os instrumentos terminados em ponta aguda, de secção circular ou poligonal. Servem para perfurar, não produzindo corte. O florete e a agulha são os melhores exemplos.
3. As pérfurocortantes são os objetos constituídos por uma lâmina que apresenta uma ponta e um ou mais gumes. São utilizadas para perfurar e cortar. Os melhores exemplos são a faca, a adaga e a katana.
4. As contundentes atuam pela pressão de choque, tirando partido do momento linear causado pela sua massa ao serem brandidas. O taco de beisebol, o martelo e o rolo de massa são exemplos de armas brancas contundentes.
5. As corto-contundentes são as peças que atuam cortando, mas que por conta também de sua massa, acabam igualmente exercendo um efeito contundente ou esmagador sobre os tecidos atingidos. O machado e a foice são bons exemplos para ilustrar a definição.
6. As perfuro-contundentes provocam perfuração, e dada a sua massa, podem fraturar o alvo. Exemplos disso são a picareta, a forquilha e oarpão.
7. As perfuro-corto-contundentes podem cortar, perfurar e fraturar o alvo. Um exemplo desse tipo de arma branca é o facão de selva.
- Faca, arma branca pérfuro-cortante.
- Agulha, arma branca perfurante.
- Machado, arma branca corto-contundente.
Martelo, arma branca contundente.
Picareta, arma branca perfuro-contundente.
Facão, arma branca perfuro-corto-contundente.
Lista de Armas brancas:
Armas de corte
- Adaga
- Canivete
- Estilete
- Espada
- Faca
- Katar
- Faca de mergulho
- Lança
- Pique
- Azagaia
- Tridente
- Pilo
- Yari
- Sarissa
- Alabarda
- Dardo
- Hasta
- Naginata
- Dory
- Lança larga
- Florete
- Katana
- Kunai
- Machado
- Navalha
- Punhal
- Sabre
Armas sem corte
- Bastão
- Bastão de combate
- Algumas variações do Bumerangue (nem todos são de arremesso)
- Chicote
- Chúi
- Eku
- Gun
- Hanbo
- Jitte
- Jō
- Kubotan
- Lathi
- Maça
- Martelo de guerra
- Bec de corbin (também de corte)
- Bec de corbin (também de corte)
- Morning star
- OttaOtta
- Porrete
- Shareeravadi
- Shillelagh
- Taiaha
- Tambo
- Tewhatewha
- Tonfa
- Waddy
Polearm
- Lucerne hammer
Mãos
- Soco inglês
- Yawara
- kubotan
Armas de arremesso
- Arco e Flecha
- Zarabatana
- Besta
- Baioneta
No Brasil
No Brasil, há restrição sobre a posse e o uso de armas brancas, especificamente as espadas e espadins das Forças Armadas e Auxiliares, consideradas privativas destas, segundo o regulamento de produtos controlados do Exército (R-105). Além disso, vigora o dispositivo do artigo 19 da Lei das Contravenções Penais, já que a Lei 10.826/2003, Estatuto do desarmamento, que revogou o referido artigo, apenas o fez em relação às armas de fogo.